segunda-feira, 14 de julho de 2008

ALÉM DA CRIMINALIZAÇÃO


A Rede globo de televisão está apresentando um reallity show no Fantástico. 'O Maconheiro', este não é o nome, claro, mas seria apropriado. Uma família inglesa aceitou ter sua vida filmada 24h por dia, para mostrar o 'drama' das drogas.

Um adolescente viciado em maconha que rompeu os limites sociais para manter seu vício. Ohhh, que triste!

A mídia, em específico a rede Globo não perde tempo em criminalizar, marginalizar e distorcer certas questões. Na 'série' a mãe demonstra seu drama diário, com um filho(único) dependente, e entre uma cena e outra, um grupo de adolescentes conservadores cools fazem suas análizes sobre o caso.

O fato é:
Temos uma visão clara de que este adolescente nunca teve limites, a mãe não soube educá-lo, o problema não é a maconha, e sim a falta de estruturação psicológica desta família que manteve seu filho num modelo capitalista de promover a ele tudo o que o dinheiro fosse possível, e que este fosse o amor que ele tivesse na sua vida.

Porém pessoas menos esclarecidas não têm consciência disso. Criar um filho não é dar comida e colocar na escola, é formá-lo psicologicamente.

Não estou falando que é super legal usar drogas, mas também não é este destruidor de lares, principalmente maconha, que já foi comprovado cientificamente que faz muito menos mal que o tabaco das grandes indústrias (legalizadas).

Se utilizar de um assunto polêmico para uma sociedade desinformada como a brasileira é a forma mais fácil de impor alguns de seus interesses, como criminalizar as drogas e consequentemente as favelas.

Outra vítima da mídia conservadora é a cantora inglesa Amy Winehouse, usuária assumida de ilícitos, ela está sempre nas capas de tablóides ingleses, e da nossa mídia, sempre fazendo uma imagem diabólica da cantora. A midia quer um modelo de politicamente correto!

Não sou contra nenhum tipo de drogas, odeio o politicamente correto e a hipocrisia. Ou vai me dizer que você nunca fumou maconha? os diretores da Globo nunca fumaram? Os políticos, o William Bonner?

As drogas não são o problema, o problema é o que elas podem te dar. Podem dizer que essa é uma das coisas mais estúpidas que ja disse na minha vida (manterei meu pensamento). Mas acredito que as drogas te induzam a liberdade de pensamentos, a falta de conservadorismo, te remetam ao natural, à arte.

Não é por nada que Woodstock foi o maior evento de música que já aconteceu em nosso planeta. Será que Janis Joplin, Jim Morrissom, Chuck Berry, Beatles, Cazuza foram apenas drogados sortudos?

Não quero induzir ninguem ao vício, eu mesmo não utilizo ilícitos, porém, qual o problema? É nocivo? Sim!

Mas viver é nocivo, o Bush é nocivo, o trãnsito. Milhares de pessoas morrem todos os dias na África e nem sabem o que é um baseado.

A ilegalidade das dorgas é interessante apenas para um país corrupto. O tráfico não alimenta o crime. O que alimenta o crime é a injustiça, a falta de perspectiva, o consumismo induzido.

Formar corretamente a população socialmente e psicologicamente traz o balanço. O uso de drogas por parte daqueles que se sentem a vontade para tal, e uma sociedade menos violenta, mas isso só traria benefícios a muitos desimportantes. Muito melhor manter as bases norte-americanas na américa do Sul, para 'controlar o tráfico'.

E assim nós continuamos além da criminalização.

5 comentários:

Anônimo disse...

Fantastico , Globo...Adoro o texto, concordo com a ideia, adorei o blog!
de verdade minha camelia azul do campo silvestre.!

Unknown disse...

Meu...
De boa aquele cara nao usa maconha não...
Usa no mínimo cocaína..
Quem usa maconha fica lesado, fica na paz e no amor...
Quem usa maconha, viaja... nao tem ataques como akele guri.

Quanto a globo, vc já sabe a minha opinião.

Unknown disse...

Ok! eu fumo! logo,... quero ficar famoso! ¬¬

Well disse...

Pois é, até quando hein?
Só um esclarecimento... O maconheiro tem um irmão mais novo! Não q seja importante...
E concordo com a Mel: Quem fuma maconha não fica daquele jeito não, e olha q conheço beeeeem. Meu irmão já virou popstar por ser drogada, é só procurar na internet. :)

Well disse...

Ah...sobre o comentario no meu blog: É MENOS Shakesperiana msm.